Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Terra - um planeta em mudança


Ao longo do tempo procurou-se sempre descobrir as transformações associadas à Terra. Então impuseram-se ideais como o Catastrofismo, o Uniformitarismo e dois princípios - gradualismo e do actualismo.
A corrente Catastrofista defende que o que se passou na terra teve por base fenómenos súbitos causados por acontecimentos catastrófico e que por vezes eram explicados com teorias da Igreja ou com a queda de meteoros, ou seja a evolução faz-se por grandes descontinuidade e foi defendido por Georges Cuvier.
A corrente Uniformitarista imposta por Charles Lyell consiste no princípio do Actualismo “ o passado é a chave do presente” e que revela que os processos geológicos são lentos e graduais, princípio do gradualismo. As leis físicas e químicas que actuaram na Terra, são sempre as mesmas nos dias de hoje, é o que é defendido por esta ideia.

O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos

Todo começou quando Alfred Wegener observou no mapa-mundo que os continentes encaixavam na perfeição, como que peças de um puzzle. Alguns argumentos que corroboram esta hipótese são: a existência de fósseis de seres vivos em diferentes continentes, marcas de glaciação em regiões actualmente quentes e rochas características de montanhas que hoje se encontram distantes.
A litosfera assenta sobre uma camada pastosa a astenosfera, por isso é que a litosfera tem mobilidade. A litosfera é constituída pela parte superior do manto superior e pela crosta terrestre e oceânica, que se encontra fragmentada naquilo a que chamamos placas tectónicas (porque têm movimento) ou litosféricas. As placas mais importantes são: a placa do Pacifico, Indo-australiana, Norte-Americana, Sul-Americana, Africana, Euroasiática, de Nazca, da Antárctida e de cocos. Estas placas estão em constante movimento, e são as correntes de convecção que estão na base destes movimentos o que permite dizer-nos que o Planeta Terra está em constante movimento. Estes movimentos podem ser:
Reflexão 
·         Esta é provavelmente a matéria que foi mais interessante para mim estudar. Ao compreendermos o mobilismo geológico, compreendemos muitos dos fenómenos que acontecem no planeta Terra como a origem dos sismos e vulcões, a formação de cadeias montanhosas, a expansão do fundo oceânico etc.  
·          O movimento da placas litosféricas tem origem nas correntes de convecção do manto e com isso percebemos, que e morfologia terrestre varia, devido ao ciclo de destruição e formação de litosfera e por causa destes fenómenos comprovamos o dinamismo geológico terrestre. 
  • Quanto ao Catastrofismo e o Uniformitarismo, a abordagem dada a esta matéria tornou-a mais simples e fácil
·         Achei interessante esta abordagem ao tema, pois é uma matéria relativamente fácil de entender e ajuda-nos noutras partes da matéria como no estudo dos sismos e vulcões.

Sem comentários:

Enviar um comentário