Pesquisar neste blogue

Reflexões(várias)

Reflexão 3º Período

É tempo de fazer um balanço final, sobre a minha prestação ao longo deste ano lectivo (2010/2011).
Quando ingressei no 10ºano, tinha uma dia completamente diferente da disciplina de Biologia e Geologia, pensava que esta disciplina era como Ciências do ensino básico. No entanto quando começaram as aulas, apercebi-me de que esta ideia que eu tinha estava completamente errada e que tinha de trabalhar muito mais , para obter os resultados pretendidos .
Este ano lectivo não correu como esperava, tive "algumas pedras no sapato". Não me esforçei, nem trabalhei o suficiente para conseguir ter boas notas.
Penso que se tivesse trabalho mais e estudado diariamente, tinha obtido melhores resultados.
Quanto ao portefólio, foi algo diferente e que realizei pela primeira vez, mas foi engrçado, foi outra experiência.
Concluindo acho que mereço 14, pois ainda não estou apta para realizar muitas das tarefas pedidas.



Reflexão 2º Período:

Para ser franca este período não correu tão bem como eu esperava, e como tinha previsto , comprometi-me a esforçar-me mais, mas embora me tenha esforçado, não consegui vê-lo transparecido, principalmente a nível dos testes.
Uma parte que considerei positiva, foi a minha prestação e das minhas companheiras de grupo, nos trabalhos que desenvolvemos ao longo deste período, penso que foi bom .
A matéria, proposta para este período, foi a que gostei mais,quer a nível de geologia, quer a nível da biologia. O vulcanismo e a sismologia, são matérias  que desde sempre me identifiquei e compreendi bem. Quanto à biologia, esperava que fosse mais fácil, até porque o normal é gostarmos mais desta parte , no entanto existem muitos nomes e muitas ligações que temos de estabelecer, e  cada vez se vai complicando mais... enfim vida de estudante!
Em relação à visita de estudo à Serra da Estrela, tenho a dizer que foi um ponto alto do período! Gostei bastante desta ida, à Serra da Estrela, aprendi imenso, e aomesmo tempo diverti-me !
Bem , posto isto, eu continuo a achar que a minha nota deva ser um 14, e não um 16 como tive no primeiro período, porque não sinto que esteja apta para ter um nota dessas!Sinto que tenho de melhorar e bastante o meu método de estudo, senão não vou a lado nenhum e tenho de ser menos preguiçosa ! Este é o meu compromisso para o 3º período, que espero que sinceramente seja cumprido.
Boa Páscoa !

Reflexão do filme “Ágora”

·         A construção do conhecimento científico pode ser feira através de diferentes formas de trabalho que variam conforme a pessoa, o tipo de investigação, os meios disponíveis etc. Um dos métodos é o método científico que tem por base a observação do fenómeno, identificação do problema, formular a hipótese, testá-la, analisar o resultado e fazer conclusões.
·         Hypatia, astrónoma e filósofa notável, que levou a cabo enumeras experiências, para conseguir explicar e as órbitas planetárias em torno do Sol. Ao longo do tempo, Galileu, Ptolomeu e Copérnico, desenvolveram várias teorias para conseguirem explicar as órbitas dos planetas, pois isto era um verdadeiro mistério, um quebra-cabeças, de onde não conseguiam retirar conclusos mas levantar ainda mais dúvidas, um turbilhão de pensamentos insurgiam à volta deste.
·         O conhecimento científico não foi sempre o mesmo varia conforme o tempo, a época, e as pessoas. Hypatia deparou-se com a controvérsia que a Igreja, que acreditava que a terra fosse o centro do Universo e que todo o resto girava em torno desta. No entanto Hypatia não conseguia descobrir que tipo de órbita os planetas realizavam, pois esta ao realizar vários ensaios percebeu que ao afirmar que as órbitas eram circulares caiam no mesmo erro de Aristarco, no entanto após mais tentativas ela acabou por comprovar que as órbitas eram elípticas e que o Sol era o centro do Universo - Teoria Heliocêntrica.

·         Qual o contexto do filme com as aulas? Na altura estávamos a iniciar o tema relativamente ao Sistema Solar, e este filme mostra-nos exactamente as duas teorias em vigor na altura a Heliocêntrica e Geocêntrica e a influência que a religião tinha na altura. A ciência vai-se construindo, vai evoluindo ao longo do tempo, e só Johannes Kepler séculos mais tarde é que voltou a “pegar” na sua teoria e estudá-la. Isto tudo para dizer que por vezes a religião tem um grande peso sobre a cultura das pessoas e modo de pensar, e que a ciência, é algo que necessita de um método, para que se possam fazer teorias e aplicá-las posteriormente, para o estudo do Universo, que é algo muito complexo.



                                                            Reflexão final do 1º- Período:
·         Um novo ciclo acaba de iniciar-se, o Ensino Secundário, e o trabalho começa a ter de ser cada vez mais árduo. Ao longo deste 1º- Período, deparei-me com um método de ensino diferente, na disciplina de Biologia e Geologia, pois a professora faz uma grande aposta na utilização das T.I.C. e no trabalho colectivo, para que possamos desenvolver as nossas capacidades; como saber localizar informação, seleccioná-la, e sobretudo ter poder de discussão e argumentação sobre os assuntos dados em aula.
·         A matéria que foi leccionada de uma maneira geral foi útil e agradável, no entanto também teve aspectos negativos. Esses aspectos negativos foram a matéria relativa às rochas, que pessoalmente nunca me interessou realmente e nunca foi o meu forte, talvez também por não me interessar em empenhar-me para a compreender melhor! Mas também sei que se me esforçar mais consigo obter um bom resultado, apesar de não ter um raciocínio brilhante! Como o método adoptado pela professora é diferente do que estava habituada, nos primeiros tempos fiquei “à nora”, como perceber? Como estudar? O que é que tenho de fazer para perceber a matéria? Eram dúvidas que me assombravam, pois a professora procura que nós trabalhemos de forma autónoma, o que é muito bom para desenvolver as nossas capacidades cognitivas, mas agora já me estou a habituar, e com certeza que será uma fase passageira, que será certamente ultrapassada.
·         Um aspecto importante e do qual gostei bastante foi da visita de estudo, que realizámos a Arouca, aprendi mais sobre as rochas, e fiquei a compreender melhor este tema, e sobre a região de Arouca, que por sinal é muito bonita, apesar do tempo que se fez sentir, visita foi proveitosa.
·         O balanço do 1º- Período é positivo, embora não seja tão bom como queria, ainda tenho muito para melhorar e aprender, especialmente nas fichas de trabalho realizadas em aula, tenho que me aplicar mais, e não dar respostas “à primária”. Perante o meu desempenho nas aulas penso que a minha nota final é um 14, mas claro que pretendo subir muito mais e melhorar em todos os aspectos.
Resta-me agora trabalhar cada vez mais e desejar um BOM NATAL e FELIZ ANO NOVO