Pesquisar neste blogue

Sumários

Aula 1  (13 de Setembro)
Apresentação. Breve referência ao programa da disciplina e métodos de funcionamento. Avaliação diagnóstica: realização da prova ECDL - Prova colectiva de desenvolvimento lógico; inquérito sobre utilização de computador e acesso à net.
Aula 2  (14 de Setembro)
Avaliação diagnóstica de competências cognitivas e científicas.
Aula 3  (15 de Setembro)
Análise da situação-problema: Por que razão se extinguiram os dinossauros da face da Terra? Extinções em massa. Causas geológicas e cosmológicas.
Aula 4  (20 de Setembro)
Realização de ficha diagnóstica sobre actividade laboratorial. Exploração da dinâmica de funcionamento da plataforma moodle da escola.
Aula 5  (21 de Setembro)
Exercício de aplicação de método científico
Aula 6  (22 de Setembro)
A Terra e os seus subsistemas terrestres: realização em pequeno grupo da WebQuest? - Subsistemas Terrestres. TPC: Conclusão da WebQuest?.
Aula 7 (27 de Setembro)
Correcção do exercício de aplicação de método científico. Apresentação do ppt do grupo A: A Terra como um Sistema.
Aula 8  (28 de Setembro)
Conclusão das apresentações em ppt dos restantes grupos
Aula 9  (29 de Setembro)
Aula Prática - Características do planeta Terra: construção de um mapa de conceitos sobre rochas com recurso ao programa Inspiration 7.5
Aula 10  (4 de Outubro)
Correcção da ficha de exercícios de aplicação sobre a Terra e os seus subsistemas
Aula 11  (6 de Outubro)
As rochas, arquivos que contam a história da Terra
Aula 12 (10 de Outubro)
Elaboração de um glossário sobre o tema: "Rochas, arquivos que relatam a história da Terra". Indicações aos alunos sobre a copnstrução do e-portfolio individual ferramenta de aprendizagem e avaliação formativa e sumativa?
Aula 13 (12 de Outubro)
A medida do Tempo e a Idade da Terra: definição de fóssil e tipos de fossilização. Princípios da Estratigrafia: Princípio da Horizontabilidade Original; Princípio da Sobreposição; Princípio da Identidade Paleontológica.
Aula 14 (13 de Outubro)
 Datação relativa e datação por métodos radiométricos.
Actividade Experimental AE2?: "Datação Absoluta"
Aula 15 (18 de Outubro)
Exploração em grupo da FT4 - A Terra Planeta em Mudança: Raciocínio Geológico
Aula 16 (19 de Outubro)
Debate alargado à turma das conclusões a que os grupos chegaram na aula anterior. A importância da História da Ciência para a compreensão da evolução dos conhecimento científico Castastrofismo versus Uniformitarismo?
Aula 17 (20 de Outubro)
Ciclo Geológico de Hutton - construção de bloco diagrama e reconstrução da história geológica de uma região.
Aula 18 (25 de Outubro)
A Terra Planeta em Mudança: Mobilismo Geológico. Actividade de pesquisa em grupo
Aula 19 (26 de Outubro)
Comunicação oral à turma da pesquisa realizada na aula anterior. Debate das conclusões a que os grupos chegaram sobre Wegener e a teoria da Deriva Continental e a Teoria da Tectónica de Placas.
Aula 20 (27 de Outubro)
Actividade Experimental: Formação dos Himalaias
Aula 21 (2 de Novembro)
Actividades de consolidação: exercícios sobre Estratigrafia e Tectónica com recurso ao quadro interactivo.

Aula 22  (3 de Novembro)
Teste Formativo. Educação Sexual: visualização do filme "Falar Disso" - Debate sobre a evolução do conceito de sexualidade em Portugal.
Aula 23  (8 de Novembro)
Esclarecimento de Dúvidas. Formação do Sistema Solar: hipóteses e teorias explicativas.
Teoria Nebular Reformulada.
Aula 24  (9 de Novembro) Teste Escrito
Aula 25 (10 de Novembro)
Trabalho de pesquisa a pares sobre as teorias de formação do sistema solar e sua constituição. Publicação nos e-portfolios individuais.
Aula 26 (15 de Novembro)
Observação de excertos do filme "Ágora" - enquadramento histórico, cultural para a emergência da hipótese heliocêntrica do sistema solar.
Aula 27 (16 de Novembro)
Observação do filme "Agora" - análise crítica sobre a relação entre a ciência, a religião e a filosofia.
Aula 28 (17 de Novembro)
A partir do filme "Ágora" - reflexão escrita sobre a construção e evolução da ciência. Formação do Sistema solar.
Aula 29 (22 de Novembro)
Asteróides e Cometas. Meteoro e Meteoritos.
Aula 30  (23 de Novembro)
Sistema Terra-Lua
Aula 31  (29 de Novembro)
Sistema Solar - apresentação de trabakhos multimédia realizados em grupo
Aula 32  (30 de Novembro)
Sistema solar: sistema Terra-lua; cometas e asteróides - Avaliação em díade.
Aula 33  (6 de Dezembro)
Conclusão da avaliação em díade
Aula 34  (7 de Dezembro)
Métodos directos e Indirectos para o conhciemnto do interior da Terra.
Aula 35  (13 de Dezembro)
Apresentações orais dos e-portfolios de Biologia-Geologia.
Aula 36  (14 de Dezembro)
Conclusão das apresentações orais dos e-portfolios de Biologia-Geologia
Aula 37  (15 de Dezembro)
Visita de estudo ao Pavilhão do Conheciemnto: Exposição Amazónia e Sexo e Então? (actividade inserida na educação sexual).

SUMÁRIOS - 2ºPeríodo

Aula 39 (4 de Janeiro 2011)
Actividade de debate sobre Educação - métodos de estudo.
Início da Wiki sobre Vulcanismo (trabalho colaborativo na plataforma moodle da escola)
Aula 40 (5 de Janeiro 2011)
Actividade de grupo: organização de medidas e argumentos no ambito do parlamento dos Jovens 2011.
Aula 41 (10 de Janeiro 2011)
Distribuição dos temas dos trabalhos sobre vulcanismo: Os Açores, vulcões inter e intrapalca, fluxo térmico, materiais vulcânicos.
Aula 42 (12 de Janeiro 2011)
Actividade com recurso às TIC, a pares, para elaboração de uma apresentação em ppt sobre vulcanismo.
Aula 43 (17 de Janeiro 2011)
Apresentação oral dos trabalhos em ppt sobre vulcanismo.
Aula 44 (18 de Janeiro 2011)
Resolução da ficha de exercícios de aplicação sobre Vulcanismo.
Aula 45 (19 de Janeiro 2011)
Actividade  Experimental: Simulação sísmica e materiais rochosos (90').
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 46 (24 de Janeiro 2011)
Actividade de regulação da aprendizagem: Justificar com dados científicos as respostas à ficha de avaliação individual realizada na aula de 19 de Janeiro.
Aula 47 (25 de Janeiro 2011)
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 48 (26 de Janeiro 2011)
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 49 (31 de Janeiro 2011)
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 50 (1 de Fevereiro 2011)
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 51 (2 de Fevereiro 2011)
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 52 (7 de Fevereiro 2011)
Ficha de avaliação individual sobre vulcanismo (45').
Aula 53 (8 de Fevereiro 2011)
Aula no espaço exterior a escola: identificação de elementos que permitam responde à questão: "Existe biodiversidade na escola"?
Aula 54 (9 de Fevereiro 2011)
Exercício de inquérito oral sobre os conteudos geológicos abordados.
Aula 55 (14 de Fevereiro 2011)
Trabalho coloborativo: elaboração de um trabalho multimédia sobre biodiversidade.
Aula 56 (15 de Fevereiro 2011)
Teste de avaliação de conhecimentos escrito sobre Geologia.
Aula 57 (16 de Fevereiro 2011)
Trabalho colaborativo: conclusão do trabalho multimédia sobre biodiversidade.
Aula 58 (21 de Fevereiro 2011)
Comunicação oral do trabalho multimédia sobre biodiversidade.
Aula 59 (23 de Fevereiro 2011)
Actividade experimental: a célula unidade estrutural e funcional dos seres vivos - identficação microscópica de alguns dos seus constituintes.
Aula 60 (28 de Fevereiro 2011)
Conclusão da apresentação dos trabalhos sobre biodiversidade.
Aula 61 (1 de Março 2011)
Principais constituintes da matéria orgânica: proteínas, glícidos e lípidos.
Aula 62 (2 de Março 2011)
Observação de microorganismos ao microscópico óptico.
Aula 63 (14 de Março 2011)
Obtenção de matéria pelos seres vivos - heterotróficos. Constituição e estrutura da membrana plasmática.
Aula 64 (15 de Março 2011)
Actividade experimental: movimentos transmembranares: osmose. Difusão simples e difusão facilitada.
Aula 65 (16 de Março 2011)
Transporte activo. Digestão intracelular.
Aula 66 (21 de Março 2011)
Obtenção de matéria pelos seres vivos - autotróficos. Fotossíntese
Aula 67 (22 de Março 2011)
Obtenção de matéria pelos seres vivos - autotróficos. Quimiossíntese
Resolução de uma ficha de avaliação individual sobre obtenção de matéria (20')
Aula 68 (23 de Março 2011)
Aula prática: actividade labratorial - diversidade de pigmentos fotossintéticos.
TESTE INTERMÉDIO DIA 24 DE MARÇO DE 2011
A Geologia, os geólogos e os seus métodos; A Terra, um planeta muito especial; Compreender a estrutura e a dinâmica da Geosfera: 1)métodos de estudo para o interior da Geosfera; 2) vulcanologia; 3) sismologia; 4) Estrutura interna da Geosfera. Diversidade na Biosfera. Obtenção de matéria.