Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de abril de 2011

As rochas - arquivos que relatam a história da Terra

As rochas, são o grande livro da história da Terra, porque contêm a mais variada e diversa informação sobre as ocorrências geológicas que se deram no passado. Existem três grandes grupos de rochas sendo elas:
Rochas sedimentares - formam-se através da meteorização (alteração das rochas por agentes erosivos como a água e o vento), os sedimentos resultantes da meteorização são removidos pela acção da gravidade – erosão. De seguida estas partículas sofrem transporte, quer pela acção do vento, quer pela acção das correntes de água, onde posteriormente, sofrem deposição (sedimentação). Ao conjunto destes processos (meteorização, erosão, transporte e deposição), dá-se o nome de diagénese, isto é a transformação dos sedimentos em rochas sedimentares, que vão formando estratos horizontais. Ex.: arenitos, argilitos, calcários …
Rochas magmáticas – estas rochas resultam do arrefecimento e consolidação do magma. Quando este solidifica à superfície dá-se o nome de rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas (nestas rochas não é possível observamos cristais, porque o arrefecimento do magma é brusco) ex.: basalto , mas quando este solidifica no interior dá-se o nome de rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas(nestas rochas é possível verem-se cristais, pois o magma arrefece lentamente) ex.: granito. Por vezes há a formação de afloramentos desta rochas, que é um jazigo mineral que aparece na superfície terrestre, e devido a estes afloramentos podemos concluir que em tempos passados, teria existido vulcanismo activo.
Rochas metamórficas – estas rochas são o resultado da acção da temperatura e pressão. As rochas pré-existentes, devido a estas condições podem fundir e formar rochas magmáticas. Quando a temperatura prevalece sobre a pressão, há uma intrusão magmática (metamorfismo de contacto), mas quando a pressão prevalece sobre a temperatura, as rochas ficam sujeitas a grandes esforços, que pode ser originada pelo movimento das placas tectónicas (metamorfismo regional). Ex.: micaxisto, quartzito, mármore, gnaisse…
A formação destes três tipos de rochas vai originar um ciclo, o ciclo das rochas ou litológico. Este ciclo começa em profundidade com a ascensão do magma, onde solidifica (interior ou exterior). Estas rochas à superfície são sujeitas a um conjunto de processos físico-químicos, onde se vão formar rochas sedimentares. As rochas devido à calor e pressão podem fundir e formar rochas magmáticas, ou podem continuar a sua transformação e dar origem a rochas metamórficas.
Reflexão

·         Esta é talvez a parte da matéria que aprecio e percebo menos, pois nunca me consegui cativar, talvez também porque embirrei um bocadinho com a matéria!
·         Estudar esta matéria permitiu-nos perceber os processos que se dão até se formar uma rocha, e o tipo de rocha que compõem a Terra e a importância dos seus minerais no solo. Meteorização, erosão, transporte, deposição e formação dos estratos sedimentares, para as rochas sedimentares, consolidação do magma à superfície ou no interior, para as rochas magmáticas e condições de temperatura e pressão para as rochas metamórficas.
·         Ao analisarmos o ciclo litológico, percebemos que o planeta está em constante movimento, ou seja tem actividade geológica.
·         Balanço final – apesar de não gostar muito desta matéria, abordagem feita à mesma fez com que me empenhasse mais e fez-me perceber que preciso de a saber, para o exame nacional, posto isso preciso de me esforçar mais em relação a esta matéria e praticar mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário