Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Osmorregulação

Osmorregulação : permite a manutenção do equilíbrio de água e sais no organismo.

Conforme as capacidades de cada organismo para regular a água e os sais, estes podem ser classifcados:

osmoconformantes. não regula a concentração de sais dos seus fluidos corporais, a concentração varia de acordo com a concentração de água do mar que os rodeia.

osmorreguladores: apresentam uma concentração do seu meio interno muito diferente da concentração salina do meio involvente.Têm a capacidade de controlar a quantidade de água que entra e sai do corpo por osmose.



O fluido interno dos peixes marinhos é hipotónico relativamente à àgua do mar, sendo assim perdem muita água para o meio por osmose, para compensar estas perdas eliminam o execesso de sal por transporte activo através das brânquias.

Nos peixes de água doce a água entra por osmose e os sais são libertados por difusão.De a forma a conseguirem manter a homeostasia estes peixes produzem urina  muito diluida e possuem células branquias, que transportam sais para o sangue.

Osmorregulação em meio terrestre

Nos anelídeos como as minhocas o sistema excretor é constituido por unidades filtradoras chamadas nefrídeos.
Nos insectos e aranhas possuem um sistema excretor constituido por túbulos de Maplpighi.
As aves têm grandes taxas metabólicas, devido à energia despendida no voo. Isto faz com que haja grandes perdas de água que são compensadas com a produção de urina muito concentrada. As aves marinhas quando ingerem peixe ingerem também água salgada(sal), e eliminam o seu excesso atrvés de glândulas nasais.

Sistema excretor do Homem

Nos vertrebados os rins são os órgãos de excreção, que têm como função eliminar as substâncias tóxicas do organismo.
Cada rim é constituido por milhares de unidades filtradoras - nefrónios.

Constiuição do sistema excretor:
  • dois rins
  • dois uréteres
  • bexiga urinária
  • uretra
Os nefrónios apresentam uma estrutura em forma de taça - cápsula deBowman. A cápsula de Bowman liga-se ao tudo contornado proximal, que se prolonga por um tudo em U- ansa de Henle, de onde segue o tubo contornado distal, que desemboca no tubo colector .

O sangue chega ao nefrónio atrvés da arteríola aferente (constitui o glomérulo de Malpighi). Os capilares reúnem-se formando a arteríola eferente.
O processo  de excreção envolve três processos : filtração, reabsorção e secreção.
A filtração começa quando diversas substâncias tais como água ,ureia , aminoácidos e vitaminas passam para a cásula de Bowman. Estas seguem através do tubo contornado proximal (permeável à água), segue pela ansa de henle até ao tubo contronado distal (impermeável à água). Grande parte do volume do filtrado é reabosrvido ao longo deste tubos.
A secreção é um processo que ocorre ao mesmo tempo que a reabsorção mas em sentido contrário.




 Reflexão : Tanto nos peixes, como nos outros animais é necessário regular a quantidade de sais no organismo. Cada ser vivo possui uma unidade funcional diferente, mas têm o mesmo objectivo regular a quantidade de água no sangue.
Esta matéria foi de fácil de compreensão, no entanto, na aplicação senti alguma dificuldades em relacionar alguns conceitos , no entanto é ultrapassável .

Sem comentários:

Enviar um comentário