Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vulcanismo

Um vulcão é uma manifestação da actividade interna do Planeta Terra. Quando um vulcão está em actividade, diz-se que entra em erupção .
A erupção pode dar-se segundo dois tipos:
·         Vulcanismo do tipo fissural – as erupções ocorrem ao longo de fracturas, planos de falha, normalmente este tipo de actividade está associado às zonas de rifte;
·         Vulcanismo do tipo central – a erupção ocorre num aparelho vulcânico (estrutura natural que permite a emanação de materiais vindos do interior do planeta).
Um aparelho vulcânico é constituído por:
·         Cone vulcânico – elevação de forma cónica, resultante da acumulação de materiais libertados durante a erupção;
·         Chaminé vulcânica – estabelece a relação entre a câmara magmática e o exterior;
·         Cratera – abertura no cone vulcânico;
·         Câmara magmática – local situado no interior da Terra, onde está armazenado o magma (material de origem rochosa fundido).
Quando se dá o esvaziamento total ou parcial da câmara magmática, o aparelho vulcânico torna-se instável devido à falta de suporte, e acaba por abater-se. Este abatimento conduz à formação de uma caldeira. Quando chove e há acumulação de águas na caldeira, forma-se uma lagoa.
Os principais materiais expelidos durante a actividade vulcânica são:
·         Piroclastos - cinzas, lapilli e bombas;
·         Lava;
·         Gases - como o dióxido de carbono, hidrogénio, azoto e compostos de enxofre.
Conforme o tipo de actividade, há uma classificação dos magmas:
·         Lava básica - <52% de Si02 , é uma lava muito fluida, e com temperatura superior a 1000ºC . Está associada a erupções do tipo efusivo.
·         Lava intermédia – 52%<SiO2<65%, é uma lava de viscosidade intermédia e com temperaturas entre os 800º-C e os 1000º-C. Está associada a erupções do tipo misto;
·         Lava ácida – SiO2 ,  é uma lava muito viscosa, com temperaturas entre os 650º-C e os 800ºC. Está associada a erupções do tipo explosivo.
Existem três tipos de actividade vulcânica:
·         Efusivo – a lava é muito fluida (acidez básica), formando facilmente grandes escoadas de lava, os gases libertam-se facilmente, e há formação de cones vulcânicos;
·         Mista – a lava é intermédia. As erupções são alternadas com momentos explosivos efusivos, normalmente formam-se escoadas, mas são pouco extensas .
·         Explosivo – a lava é muito viscoso, não formando escoadas. As explosões são bastantes violentas, os gases têm dificuldade em libertar-se. Neste tipo de explosões costumam-se formar nuvens ardentes(massas densas de cinzas), agulhas vulcânicas(quando a lava solidifica na chaminé) e domos ou cúpulas( a lava solidifica sobre a abertura vulcânica).
As lavas ao serem libertadas solidificam e formam:
·         Lavas encordoadas ou pahoehoe – lavas muito fluidas, que têm aspecto semelhante ao de uma corda;
·         Lavas escoriáceas ou aa – lavas fluidas, que ao solidificarem originam superfícies ásperas e muito fissuradas;
·         Lavas em almofada ou pillow lavas – têm o aspecto de almofadas e formam-se no fundo oceânico.
Vulcanismo e as placas tectónicas:
·         Vulcanismo das zonas de rifte – associado à divergência das placas tectónicas, originado erupções do tipo não explosivo (efusivas ou mistas);
·         Vulcanismo das zonas d subducção – associado à convergência das placas tectónicas, originando erupções do tipo explosivo;
·         Vulcanismo intraplaca – os vulcões estão situados no interior da placa litósférica, originando erupções do tipo não explosivo (efusivas ou mistas).
Formação de um ponto quente:
·         O magma tem origem em zonas mais profundas do manto. O material rochoso do manto, sobreaquecido, ascende à superfície, sob a forma de colunas designadas plumas térmicas. No local onde as plumas térmicas atingem a superfície da geosfera forma-se um ponto quente, ou hotspot, com actividade vulcânica.

Vulcanismo residual ou secundário:
·         Nascentes termais - são fontes de libertação de águas quentes ricas em minerais;
·         Sulfataras – emissão de vapor de água com gases ricos em enxofre;
·         Mofetas – emissão de vapor de água com gases ricos em dióxido de carbono e monóxido de carbono;
·         Géisers - jactos de água intermitentes
Reflexão

·         Esta matéria, é das que gosto mais, sempre gostei muito de compreender, os processos que desencadeavam o processo de erupção de um vulcão.
·         O vulcanismo, é um fenómeno natural muito perigoso, no entanto traz sempre muitos benefícios como a fertilização dos terrenos agrícolas, a atracção turística, ou até mesmo as nascentes termais( que têm fins terapêuticos) .
·         É um tema bastante útil e agradável, na sua compreensão.

1 comentário:

  1. Excelente resumo sobre o vulcanismo, ajudou-me a estudar para o teste de Geologia. Obrigado :D

    ResponderEliminar