Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de abril de 2011

Obtenção de matéria por seres heterotróficos

Absorção – passagem de substâncias do meio externo para o meio interno.

Membrana celular, teoria do mosaico fluído e estrutura:
Singer  e Nicholson  em  1972, propuseram um novo modelo, designado por Modelo de mosaico fluído.  Segundo este modelo a membrana seria constituída por uma bicamada fosfolípidica com proteínas periféricas ou extrínsecas, dispersas à superfície e proteínas integradas ou intrínsecas. Existem ainda hidratos de carbono na superfície exterior da membrana, ligados a proteínas (glicoproteínas) ou ligados a lípidos (glicolípidos). A membrana, não é uma estrutura rígida, tem mobilidade lateral – movimentos de flip-flop.
Pequeno vídeo sobre a constituição da membrana:



Movimentos transmembranares:
Passagem de substâncias através da membrana plasmática.


Estado de turgencência – quando na presença de um meio hipotónico, há entrada de água, e a célula fica túrgida.
Estado de plasmólise – quando na presença de um meio hipertónico, há saída de água, e a célula fica plasmolisada.
Lise celular – quando na presença de um meio muito hipotónico, ocorre o rebentamento da célula (célula eucariótica animal).
Transporte de partículas – endocitose e exocitose:
Exocitose – expulsão de determinadas substâncias, através de vesículas cuja membrana se funde com a membrana celular (contrário à endocitose);
Endocitose – invaginação da membrana, constituindo vesículas endocíticas.
Pinocitose -ocorre maioritariamente no epitélio intestinal, processo pelo qual os lípidos provenientes da digestão são absorvidos. A membrana aprofunda-se no citoplasma, criando um canal por onde passa o líquido.
Fagocitose – as células emite prolongamentos (pseudópodes), que rodeiam e englobam o material - vesícula fagocítica - fundem-se com os lisossomas.
Digestão intracelular – importância do sistema endomembranar:
·         Sistema endomembranar: retículo endoplasmático, complexo de golgi e membrana plasmática (relacionado com os processos de digestão celular).
·         Retículo endoplasmático: transporte e síntese de proteínas; conjunto de cisternas achatadas e vesículas esféricas. RER – síntese de proteínas (enzimas); REL – sínteses de fosfolípidos e elaboração de novas membranas
·         Complexo de golgi – conjunto de dictissiomas (cisternas), têm uma face convexa (fase de formação) e face côncava (fase de maturação). Fase de formação – recebe proteínas do retículo endoplasmático. Está envolvido em processos de secreção e síntese.
·         Lisossomas – formam-se na fase de maturação do complexo de golgi. É nesta estrutura que ocorre a digestão das substâncias captadas por endocitose – heterofagia. Digestão dos próprios organelos celulares -autofagia.

Heterofagia – ocorre a digestão de nutrientes captados por endocitose;
Autofagia – ocorre a digestão dos próprios organitos celulares.

Digestão intracelular – ocorre ao nível do sistema endomembranar;
Digestão extracelular – ocorre em cavidades digestivas onde são lançados sucos digestivos.
Ingestão – entrada dos alimentos para o organismo;
Digestão – permite a transformação de moléculas complexas em moléculas simples;
Absorção – passagem de nutrientes para o meio interno.
PowerPoint, onde se pode ver os vários tipos de digestão, dos diferentes seres em estudo. Escolhi colocar este power-point, porque está bem feito e a explicação da matéria é feita de forma clara .
http://www.slideshare.net/margaridabt/digesto-7433485.

Reflexão:
Todos estes processos são vitais para os seres vivos, principalmente a osmose. Cada organismo, de acordo com a sua classificação, possui digestão intracelular ou extracelular( intracorporal ou extracorporal).A membrana plasmática, é muito importante neste processo, pois mantém a integridade celular, e permite uma "selecção", das substâncias que passam para a célula devido às suas propriedades e constituintes.
No geral, este subtema foi de fácil compreensão, não revelando muitas dificuldades acrescidas .

Sem comentários:

Enviar um comentário