Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Diversidade na Biosfera

                                                                      Diversidade na Biosfera:              

Pequeno vídeo introdutório à Biologia:




O que é a biosfera?
 A biosfera é um dos quatro subsistemas terrestres. É a camada superficial terrestre capaz de suportar vida. É um sistema global que inclui toda a vida na Terra, as relações que se estabelecem e o ambiente onde vivem.
Célula: unidade fundamental da vida;
Seres unicelulares – constituídos por uma única célula;
Seres pluricelulares – constituídos por várias células.
Organização biológica:

Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas, que envolvem transferência de matéria e energia – cadeias alimentares. As cadeias alimentares inter-relacionam-se, originando teias alimentares/redes tróficas.
Nas redes tróficas consideram-se três categorias – produtores, consumidores e decompositores.
Na base encontram-se os produtores - conseguem transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica (seres autotróficos);
Consumidores - alimentam-se directa ou indirectamente de matéria elaborada pelos produtores. Não conseguem produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos (seres heterotróficos);
Decompositores – transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, assegurando a devolução de minerais ao meio.
Seres procariontes – o material genético está disperso no citoplasma. Ausência de organitos com membranas celulares.
Seres eucariontes – possuem núcleo organizado e delimitado. Possuem organitos com membranas celulares(membrana plasmática, mitocôndrias , cloroplastos – plantas, vacúolos , parede celular – plantas , centríolos – animais , retículo endoplasmático , complexo de Golgi e lisossomas).



Conservação e extinção de espécies:
Extinção é o desaparecimento total de uma espécie no planeta Terra;
Conservação, tem por objectivo promover a sustentabilidade e a manutenção de biodiversidade.Com a intervenção cada vez mais elevada do homem nos ecossistemas, foi necessário criar reservas ou parques naturais, para proteger as espécies, da acção do homem.
O homem pode contribuir para a conservação de espécies do seguinte modo:

Incentivo às industrias para que estas tomem medidas de combate à poluição;
Criação de espaços naturais de protecção especial a zonas onde se incluem habitats mais vulneráveis e com maior perigo de destruição- parques naturais, por exemplo .

Reflexão :
A biosfera possui uma grande diversidade de seres vivos , tendo cada um diferentes características, que o permite diferenciar dos outros seres, daí ter surgido a classificação de Whittaker, que dividi-o os seres em 5 reinos ( Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae).
Apesar de existir uma grande diversidade de seres, alguns encontram-se extintos e muitos estão em vias de extinção, por isso foi necessário criar parques e /ou reservas naturais, para que estes não se extingam e possam assegurar o   equilíbrio dos ecossistemas.
Esta parte inicial, não apresentou grandes dificuldades, embora ainda baralhe algumas características dos diferentes reinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário